O que você precisa saber sobre cancelamento, remarcação e reembolso de passagens aéreas?

Comprar passagens aéreas com a tarifa mais competitiva não é tarefa fácil. Com praticamente nenhum outro produto, os preços são muito obscuros e mutáveis.

Neste sentido, o preço de uma passagem aérea não depende apenas do destino e hora da compra. O preço também varia de acordo com o provedor e, mesmo com a mesma companhia aérea, a tarifa para o mesmo voo pode variar de hora para hora.

Além disso, existem diferentes maneiras de comprar um bilhete de avião. Deste modo, em muitos casos, nós acabamos comprando passagens aéreas por impulso, e assim, nos deparamos com a necessidade de cancelamento, remarcação ou reembolso de passagens aéreas.

Assim sendo, seja por este ou quer outro motivo, se você precisar realizar o cancelamento, remarcação ou reembolso de passagens aéreas, então confira o nosso artigo de hoje.

Avião levantando vôo, em um céu totalmente límpido e azul
Vamos levantar voo !

Passagens aéreas: O que você precisa saber sobre:

Atualmente é necessário estar atento em vários detalhes na hora de comprar passagens aéreas. Assim sendo, para lhe ajudar com aspectos como cancelamento, remarcação e reembolso de passagens aéreas, confira as nossas dicas a seguir. 

Entretanto, além disso, recomentamos também que confira o site , que possui o método VBQL, que ensinará a você tudo sobre como comprar as melhores passagens aéreas sem dor de cabeça no futuro.

1.    Cancelamento

Se você deseja cancelar um bilhete de avião, primeiro se informe com a companhia aérea sobre os custos de cancelamento. Em muitos casos, isso equivale a 100%, o que significa que você perdeu todo o seu dinheiro.

De modo geral, caso você queira cancelar a sua passagem aérea, sem custos adicionais, a solicitação deve ser realizada em até 24 horas após o recebimento do comprovante de compra das passagens aéreas.

Além disso, quando passadas as 24 horas, é possível cancelar a viagem através do pagamento de uma sobretaxa.

Neste sentido, você pode contratar uma apólice de seguro de cancelamento de bilhete. Este seguro reembolsa os custos de cancelamento que são cobrados se você tiver que cancelar a viagem inesperadamente.

Em geral, a quantia total do bilhete é reembolsada até um valor máximo por pessoa. O seguro, no entanto, não fornece cobertura em caso de falência da companhia aérea e outras situações especificas. Por isso, é importante ler muito bem sobre a cobertura de cada tipo de seguro.

Sagão de embarque visto de um ponto superior, com várias pessoas caminhando, o que chama a atenção é a presença de duas árvores dentro do saguão de embarque.
Hora de partir

2.    Remarcação

Se você estiver preocupado com a necessidade de alterar seu voo, escolha uma companhia aérea que renuncie as taxas de remarcação de passagens aéreas.

Neste sentido, para realizar a alteração do seu itinerário, sem haver a cobrança de penalidades, ajuste seus voos dentro das 24 h após a compra das passagens aéreas.

Além disso, fique atento ao investir em seguros para remarcação, pois eles dependem de diversos fatores, incluindo custos, duração e riscos associados à sua viagem.

Deste modo, para minimizar as chances de você pagar mais, caso seja afetado por circunstâncias imprevistas, verifique o que está coberto.

Embora as apólices tradicionais de seguro de viagem não cobrem o cancelamento de uma viagem, independentemente de o viajante correr o risco de visitar um país em risco de surto, pacotes mais extensos normalmente permitem remarcar a sua viagem.

3.    Reembolso de passagens aéreas

Quando se trata de buscar o reembolso de passagens aéreas, a chave é entender o que os consumidores têm direito de receber.

Em geral, todos os passageiros que cancelam a compra têm o direito de reembolso de passagem aérea parcial ou integral. Para ser integral, é necessário realizar a solicitação de reembolsos dentro de 24 horas após a reserva.

Neste sentido, o valor do reembolso poderá variar de acordo com o momento da solicitação e o valor da tarifa.

Entretanto, há ainda a possibilidade de um reembolso involuntário. Isso ocorre, se houver a alteração da sua programação por parte da companhia aérea, afetando o seu voo em mais de quatro horas.

Assim sendo, a empresa aérea então deve realizar o reembolso das passagens aéreas. De qualquer forma, de acordo com a ANAC, o prazo para você receber o valor do reembolso é de sete dias.

Deste modo, a contagem dos dias será feita a partir da data de solicitação, sendo que o ressarcimento será feito conforme o modo de pagamento que foi utilizado na compra.

  • Agência de viagem: Neste caso, o prazo de reembolso poderá sofrer alterações.
  • Cartão de crédito: O valor será repassado para a operadora do cartão de crédito em até sete dias, e então, será aplicado em sua próxima futura;
  • Pagamento à vista: O montante será devolvido para a sua conta bancária;
  • Cartão de débito: O valor será depositado na sua conta;

Por fim, além dessas formas de reembolso, é possível ainda, escolher receber o reembolso em créditos na própria companhia aérea, para a aquisição de novas passagens no futuro.

foto de uma mala de viagem na cor vinho claro, e as pernas do viajante bem a vontade, vestindo uma calça jeans e uma sandália de fita verde.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como realizar o cancelamento, remarcação ou reembolso de passagens aéreas, então continue em nosso site e confira muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *