Curitiba

Curitiba é a capital mais verde do Brasil e conhecida pela sua qualidade de vida e organização. É aquela cidade que você dá uma passadinha para conhecer e já quer ficar morando de tão “good vibes” que ela é!

Urbana e super descolada ela oferece atrações para todos os gostos e uma animada vida noturna. Além disso, é uma cidade muito bem preparada para receber os turistas, com muitas opções de acomodação, gastronomia e um sistema de transporte estruturado.

O melhor de tudo é que a maioria das atrações são gratuitas ou muito baratas. Se liga nessas dicas bacanas!

10 passeios imperdíveis na capital paranaense

Se deslocar pela cidade também é muito tranquilo. Além do transporte público que é muito organizado, você pode utilizar a Linha de Turismo, feita por um ônibus panorâmico e que passa pelos principais pontos da cidade.

Outra opção muito bacana é que espalhados pela cidade inteira estão as “Yelow” e os “Green”, bicicletas e patinetes que você pode alugar pelo aplicativo e se deslocar pelos bairros e  parques.

Nós optamos em fazer tudo de Uber porque também foi barato e prático, sem falar nos 9 graus que pegamos nos dois primeiros dias.

Há quem diga que dá para visitar a cidade em um final de semana ou feriado. Fazer os principais passeios rapidinho, até é possível, mas se você é como nós e adora usufruir de tudo que a cidade oferece, reserve pelo menos quatro dias.

Nós ficamos seis e gostaríamos de aproveitar mais alguns.

Quanto aos passeios, ele são bem variados e incluem muitos parques e muito verde para você desfrutar.

A seguir, nossas principais escolhas:

Jardim Botânico

Cartão postal da cidade, é também um dos nossos lugares preferidos. Apesar de a estufa, feita em art-nouveau, estar fechada para visitação há alguns meses, o parque em si é muito bonito e perfeito para passar uma tarde.

Seja para fazer um piquenique, apreciar a vista ou namorar, ele tem que estar na sua lista de passeios.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame fica junto à Pedreira Paulo Leminski e é um dos mais peculiares projetos arquitetônicos da cidade. Feita em estrutura tubular e teto transparente é uma grande teatro e casa de espetáculos que recebe todo tipo de apresentações artísticas.

Museu Oscar Niemeyer

Conhecido pelos moradores como o Museu do Olho, é um dos maiores museus de arte da América Latina e merece uma visita. Dispõe de acervo permanente e mostras itinerantes, distribuídas em torno de 7 mil obras. E  o melhor: todas as quartas-feiras tem entrada gratuita.

Torre Panorâmica

A Torre Panorâmica é outro lugar que merece a sua visita. Está no ponto mais alto da cidade e tem uma visão de 360° de Curitiba. Com 109,5 metros de altura, oferece também informações turísticas.

Parque Tanguá

Um dos mais belos e famosos parques de Curitiba, o Parque Tanguá destaca-se pelos mirantes, jardins, trilhas e o espelho d’água que proporciona o pôr do sol mais belo da cidade.

Parque Barigui

Nosso lugar preferido da cidade, é também o parque mais frequentado pelos moradores. Os seus bosques além de regularem a qualidade do ar e conter as enchentes do Rio Barigui, são refúgio para as simpáticas capivaras, preás, socós, garças e outras dezenas de animais nativos.

Parque Tingui

O Parque Tingui é mais famoso por sediar o memorial Ucraniano, um conjunto de construções típicas feito em homenagem aos imigrantes que chegaram ao Paraná no século XIX. Também possui lagos, trilhas, quadras de esportes e churrasqueiras.

Passeio Público

É o parque mais antigo da cidade e já foi sede do Zoológico de Curitiba. Conta com muita área verde e ainda possui muitos animais como aves, pássaros e um aquário. Seus portões são inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris.

Largo da Ordem e Centro Histórico

O Largo da Ordem e o Centro Histórico são dois dos locais mais bonitos e emblemáticos da cidade. Além das construções históricas, possui diversos barzinhos, ótimas opções para o fim de tarde. E fica bem próximo ao Paço da Liberdade, o prédio mais bonito da cidade na minha opinião.

Aos domingos acontece a Feirinha do Largo da Ordem, que de “feirinha” não tem nada, já que é a maior feira de Curitiba e recebe até 20 mil pessoas. Além de artesanato, livros, artes e antiguidades, as apresentações musicais e danças tornam o lugar muito alegre.

Passeio a Morretes

Um dos passeios mais clássicos é o passeio de trem até Morretes, descendo a serra do mar e passando por paisagens incríveis até chegar à charmosa cidadezinha. Além de toda a beleza natural e histórica, você poderá provar o famoso barreado, prato típico do litoral paranaense.

O passeio é feito pela empresa Serra Verde Express e você pode comprar seu bilhete diretamente no site.

São muitas as opções de lazer e entretenimento na capital paranaense. A noite curitibana também não deixa a desejar. São restaurantes, barzinhos e baladas, opções para todos os gostos.

Caso queira surpreender o seu amor, leve-o para jantar no Terraza 40, ele fica instalado na cobertura do edifício Champagnat Tower e tem uma vista deslumbrante de Curitiba à noite.

Conte-nos suas experiências na capital curitibana nos comentários! Não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos.

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *