Extravios de bagagem – como evitar?

Perder ou extraviar a bagagem é o medo de todo viajante que voa. Os números provam isso, uma vez que, em média, são perdidas cerca de 9 malas por 1.000 passageiros, não havendo solução milagrosa para garantir a presença de bagagem no final do transporte. Contudo, algumas dicas podem ser úteis para evitar os extravios de bagagem.

Para ajudar você a entender como evitar os extravios de bagagem, eu preparei o artigo de hoje com algumas dicas úteis. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Dicas para evitar extravios de bagagem

Prepare sua bagagem

Para colocar as probabilidades de um possível extravio de lado, você precisa considerar alguns dos detalhes que podem ser importantes:

  • Forneça informações sobre sua viagem

É aconselhável colocar dentro e por cima da sua mala, uma folha na qual você anotará os detalhes do seu itinerário e as coordenadas do seu hotel.

  • Tenha uma bagagem fácil de identificar

Para que sua bagagem seja facilmente identificável, você pode escolher, no momento da compra, uma cor brilhante que contraste com o cinza ou preto da maioria das bagagens. Outra solução é colocar adesivos nos dois lados da bolsa ou usar uma tira colorida.

  • Evite erros de distribuição

Não se esqueça de retirar da mala todas as etiquetas anteriores que possam ser confusas. De fato, essa é uma das causas mais frequentes de extravios de bagagem.

  • Feche sua mala

Você deve verificar se a sua mala fecha corretamente, porque, se for aberta, muitas coisas podem acabar se perdendo.

Em caso de dúvida, pode ser inteligente usar uma cinta de segurança. Você também pode colocar cadeados, mas lembre-se de os ter por perto para abrir caso alguma autoridade o peça.

  • Não colocar objetivos de valor

É importante lembrar que, objetos pessoais de valor, equipamentos multimídia e medicamentos devem sempre ser mantidos na bagagem de mão.

Quer saber como economizar ao comprar passagens aéreas baratas? Clique aqui e saiba mais!

Uma vez no aeroporto

Quando você vai ao aeroporto, ainda há algumas coisas que precisa estar ciente.

  • Chegue com antecedência

A última bagagem recebida é a mais perdida. Portanto, é recomendável chegar ao aeroporto pelo menos uma hora antes do voo, para que a bagagem tenha tempo para ser encaminhada adequadamente.

  • Fugir de escalas muito curtas

Em geral, ao comprar sua passagem, você deve evitar voos com escala menores de 45 minutos. Às vezes, é melhor pagar um vôo um pouco mais caro para não correr esse risco.

Além disso, vale lembrar que, para pegar sua bagagem, você precisará estar próximo do tapete com antecedência suficiente para garantir que outra pessoa não saia com sua mala.

Algumas precauções

Apesar de todas essas medidas, ainda é possível ter azar e não receber sua bagagem na chegada. Aqui estão algumas precauções que você pode tomar antes da sua partida para facilitar seus esforços caso sua bagagem seja perdida:

  • Tirar fotos:  você pode tirar algumas fotos da sua mala e seu conteúdo, o que pode ajudar as equipes a reconhecer sua bagagem e comprovar os itens que havia dentro em casa de perca.
  • Mantenha seus extratos: é recomendável manter os extratos de compras de itens caros que você carrega. Eles serão solicitados pela companhia de seguros.
  • Faça uma lista:  você pode fazer uma lista do conteúdo da sua bagagem. Todos os documentos que comprovem a presença dos itens na mala são de grande ajuda.

O que fazer caso a companhia aérea perca sua mala?

Se você perdeu sua mala, não se desespere. 85% dos problemas são resolvidos dentro de 24 horas.

Se for esse o caso, você deve ir ao balcão de extravios de bagagem, abrir um arquivo e fornecer todas as informações sobre sua bagagem.

Em seguida, será atribuído um número de referência e você fornecerá um número de telefone para mantê-lo informado sobre a pesquisa. Este documento oficial será necessário para o procedimento com a seguradora, que você deve notificar dentro de 5 dias.

Se sua bagagem for perdida permanentemente (após 21 dias), você cobrará a compensação da companhia aérea e poderá recorrer ao seu seguro de viagem com todas as evidências necessárias (lista, fotos, faturas).

Gostou de saber mais sobre os extravios de bagagem? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *