8 lugares incríveis que você precisa visitar em Canela

A cidade de Canela é conhecida pelas suas inúmeras belezas naturais e, claro, pela sua vizinha famosa Gramado.

Quando visitei a cidade, estava tirando uma foto na frente da Catedral de Pedra e ouvir alguém falando no telefone: Estou aqui em Gramado…

Também já vi muitas vezes, muitas mesmo, blogueiros expert em viagens dizendo que a Cascata do Caracol fica na cidade vizinha.

Pode ser falta de conhecimento, mas acredito que a maioria dos visitantes acha mais chic dizer que está em Gramado.

Neste post vou te apresentar 8 lugares incríveis que você precisa visitar em Canela, a Suíça do Brasil!

O que fazer em Canela ?

Cascata do Caracol

Cascata localizada em Canela, senod um dos cartões postais da cidade
Cascata Caracol

Distante 7km do centro da cidade, a Cascata do Caracol é o cartão postal da cidade de Canela e fica dentro do Parque Estadual do Caracol. Ela despenca em queda livre de 131 metros por entre rochas basálticas da Formação da Serra Geral.

 A opção mais barata é pegar um ônibus de linha ( a empresa Viação Canelense faz esse trajeto), o único detalhe é que só tem dois ou três horários durante o dia. Então você precisaria passar o dia no parque. Minha dica é pegar um Uber. É muito mais barato que um táxi ou alguma empresa particular que te ofereça esse trajeto.

Recomendo ir de tênis e roupas confortáveis, para que você possa aproveitar tudo o que o parque tem a oferecer.

Você pode visualizar a cascata e tirar belas fotos de três maneiras diferentes:

  • do mirante;
  • do observatório;
  • do Parque Bondinhos Aéreos, que fica ao lado do Parque do Caracol e você vê a cascata de outro ângulo, dentro do bondinho.

A Cascata possui uma escadaria (a escada da perna bamba, acho hilário esse nome), com 927 degraus. Ela te leva até a base da cascata e você chega lá em baixo com as pernas tremendo, por isso o nome.

É um passeio incrível, mas nas últimas vezes em que estive lá, estava interditada. Algumas pessoas acabaram infartando pelo caminho…

Mas ainda assim o passeio é proveitoso. Você pode fazer diversas trilhas ecológicas, ver muita fauna silvestre nativa e o Centro Ecológico Ambiental.

Catedral de Pedra

Catedral construída de pedra no estilo gótico
Catedral de Pedra

Bem no centro da cidade está a paróquia Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra.

Construída em estilo gótico inglês e medindo 65 metros de altura, ela pode ser vista de toda a avenida Felisberto Soares. À noite, ela é um show à parte. Recebe iluminação especial e conta com shows diários de luzes e som.

Os arredores da igreja são cheios de artesanatos, lojinhas, cafés, restaurantes e afins.

O Empório Canela é um restaurante maravilhoso,em estilo retrô, que conta ainda com uma livraria e artesanato e fica bem em frente à Igreja. Não deixe de entrar se você passar por lá.

Castelinho Caracol

Quartos conservados, onde reconstituirão todos os cômodos com moveis antigos
Castelinho do Caracol

O Castelinho do Caracol foi uma das primeiras residências na cidade de Canela. Fica localizado na avenida que leva ao Parque do Caracol e você pode aproveitar e fazer os dois em um único dia. 

Foi aberto para visitação em 1985, como museu e casa de chá, foi todo construído em madeira araucária e com sistema de encaixes e parafusos, sem utilizar pregos. Preserva ainda hoje alguns móveis e utensílios da época.

A verdadeira atração é o famoso Apfelstrudel, receita da família Franzen e um dos melhores da região. Se você é fã de torta de maçã, não pode deixar de fora esse local em seu passeio.

Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor fica localizado na avenida que liga Gramado a Canela, quase em frente ao Museu da Moda.

 É um parque temático mais conhecido pela sua fachada, que reproduz o famoso acidente de trem na estação Montparnasse, em Paris. É parada obrigatória para fotos.

Dentro você encontrará réplicas em miniaturas de máquinas a vapor em pleno funcionamento e passeio em um trenzinho pelo pátio do parque.

 É uma verdadeira aula de história!

Vitivinícola Jolimont

A vinícola Jolimont é outro passeio que eu recomendo muito. Fica na zona rural de Canela, entre montanhas e matas de araucárias, com uma vista incrível.

É aberto ao público diariamente e tem visitas guiadas onde se pode conhecer as etapas da produção do vinho e visitar os parreirais.

Na área de degustação, experimente o espumante moscatel, premiado com medalha de ouro na França e em Mendoza, na Argentina.

Ecoparque Sperry

Esse passeio eu recomendo fortemente para aqueles que curtem muito a natureza, trilhas e cachoeiras. O parque é um empreendimento familiar destinado à preservação ambiental e prática de ecoturismo.

São várias cachoeiras e riachos que rendem os mais belos registros.

Você pode chegar para o almoço, no delicioso restaurante Bêrga Mótta.  Passar a tarde visitando as trilhas e cachoeiras (se o clima colaborar, pode rolar um banho gelado na Cachoeira do Poço) e finalizar o passeio com um piquenique.

Sem dúvida é uma das melhores formas de conhecer as belezas naturais da cidade.

Estação Campos de Canela

A Estação Campos de Canela fica bem no centro da cidade, ao lado da praça João Corrêa e da Casa de Pedra. Retrata a histórica Estação Férrea de Canela. Sua locomotiva principal foi restaurada e agora tem seus vagões abertos ao público.

É um espaço de cultura e entretenimento, com restaurantes, cervejarias e cafés deliciosos.

Não deixe de conhecer o Férreo Restaurante e a Casa da Velha Bruxa, que tem os melhores sorvetes e chocolates da Serra Gaúcha.

Museus

Museu de carros antigos, com vários modelos desde dodges até os primeiros modelos de carros
Museu do Carro Antigo

Além das belezas naturais e históricas, Canela também conta com vários museus bem específicos e interessantes para visitar.

Os meus preferidos são:

  • Museu dos Beatles: ótima opção de passeio para os fãs da banda, o museu te convida a viajar pelo universo dos 4 garotos de Liverpool.
  • Museu da Moda: uma verdadeira viagem no tempo contando 4 mil anos da história do vestuário feminino.
  • Museu do Automóvel: museu temático com uma das melhores coleções de automóveis raros do país. Além dos veículos, o museu conta com vários itens relacionado aos transportes, vasta memorabília e publicidade de todas as épocas.

Esses são somente 8 lugares incríveis que você precisa visitar em Canela. A cidade conta com diversos outros pontos turísticos.

Se você visitar Canela, vai entender de uma vez por todas que ela é muito mais que a “prima pobre” de Gramado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *