Valor das passagens aéreas – como é calculado?

Valor das passagens aéreas – como é calculado?

Aqueles que voam regularmente e, portanto, muitas vezes compram online seus bilhetes sabem que o valor das passagens aéreas mudam com frequência e às vezes é semelhante ao mercado de ações.

Para ajudar você a entender como é calculado o valor das passagens aéreas, eu preparei o artigo de hoje explicando um pouco mais sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Por do sol na sala de embarque, devido ao fato das janelas serem de vidro, a luz ofusca o olhar e você só consegue ver a silhueta das pessoas.
Viagem ao por do sol, uma otima forma de começar ou finalizar uma viagem

Como é calculado o valor das passagens aéreas?

Ao definir o valor das passagens aéreas, a companhia não leva apenas em conta os custos de distância e de combustível para definir o preço de um destino.

Outros fatores, como por exemplo, a oferta e procura da região, horário do voo e altas temporadas, influenciam constantemente no valor das passagens aéreas. Este sistema é chamado de Yield Management.

Por esse motivo, é que viajar em altas temporadas pode se tornar muito mais caro do que qualquer outro dia. Assim, se você deseja comprar passagens com um valor menor, é preciso ficar atento a esses critérios.

Por exemplo, existem menos pessoas querendo viajar a noite (por questões de check-in no hotel, muitas vezes) e também o fluxo é menor em voos de madrugada. Além disso, terça, quarta e sábado tendem a ser os dias mais baratos para voar.

Ou seja, a passagem aérea não possui um valor fixo. A lógica por trás do sistema Yield Management é totalmente diferente do que conhecemos.

O que é o sistema Yield Management?

Para que você possa entender, existem pessoas que pagam diferentes valores para um mesmo trecho, e irão receber o mesmo serviço dentro do avião. Os valores podem variar de 100 reais para 500 reais, ou até mais, em um mesmo voo.

A companhia aérea faz uma divisão de todo o avião, o que inclui um conjunto de X poltronas. Cada um desses blocos, possuirá um valor diferente de passagem, mesmo recebendo o mesmo serviço.

Vou tentar explicar isso com um exemplo prático. Um avião possui 120 poltronas e é dividido com os critérios que eu citei acima:

  • 10 passagens por 100 reais
  • 20 passagens por 200 reais
  • 40 passagens por 300 reais
  • 50 passagens por 400 reais
Casal caminhando ao lado da sala de embarque, expressando um momento de felicidade e ao mesmo tempo de pensamentos do que esta deixando para trás, mesmo que por alguns segundos.
Sala de embarque, um dos locais que nos remete a várias emoções

A companhia aérea irá anunciar esse voo com o valor das passagens aéreas por 100 reais. Quando 10 pessoas concluírem a compra, o sistema automaticamente aumenta esse valor para 200 reais, e assim por diante.

É justamente isso que o Yield Management, e funciona da mesma forma em todo o mundo. Isso pode até parecer injusto, mas faz com que possamos conseguir valores de passagens muito mais baratas,

Por isso que é muito importante variar as datas do voos para conseguir passagens baratas. Talvez em um dia, o primeiro grupo de passagens, o mais barato, já foi vendido, mas no dia seguinte ainda não, e você pode aproveitar o melhor valor.

Pensando em viajar? Quer se preparar o máximo possível para a sua viagem? Então não deixe de conferir essa novidade que temos para você!

Você deve estar pensando, então eu devo sempre comprar as passagens com muito antecedência, é isso? Nem sempre é assim, existem promoções que podem diminuir o valor das passagens aéreas depois de um período.

Como funcionam as promoções de passagens aéreas?

Existem alguns formatos de promoções que as companhias aéreas frequentemente usam. Com isso, vou explicar da melhor forma possível os dois mais comuns:

1 – A companhia aérea pode pegar os dos blocos com valor mais algo, por exemplo, o de 300 reais e baixa novamente para 100. Assim, quando o valor de passagens em promoção for alcançado, o outro bloco entra em venda pelo valor normal.

2 – A companhia aérea também pode oferecer um desconto sobre todas as tarifas. Dessa forma, todos os blocos poderão de beneficiar disso.

Dessa forma, quando você receber uma mensagem de promoção ou ler em algum blog sobre um desconto em determinado voo, é importante que você cheque a data da publicação ou do envio. Pode ser, que a promoção já tenha encerrado e você perca o desconto oferecido.

Além disso, é importante que você sempre tenha flexibilidade de datas para poder encontrar um valor mais barato nas passagens aéreas.

Mulher olhando ansiosa para o painel do aeroporto, aguardando o próximo voo
Qual a próxima viagem ?

Gostou de saber mais sobre como é calculado o valor das passagens aéreas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *