Cachoeira dos Pretos – Joanopolis/SP

Hola Hola Mochileiros …

Continuando com as trilhas relâmpagos (ou também conhecida como bate e volta), Em um fds de muiiiito sol fomos conhecer a Cachoeira dos Pretos (ou também conhecida como cachoeira do Jé), nestra trip embarcou somente eu e meu amigo Jeh (o dono da cachoeira) …

Nosso Roteiro:

Joanopolis/SP  >>>> Cachoeira dos Pretos

Sobre o Lugar:

Localização: Joanopolis/SP
Como chegar de carro:

Saindo de São Paulo (Capital): Utilize a Rodovia Fernão Dias (BR-381), prossiga até o km 2 e pegue a Saída Nº 2 para Joanópolis. Continue por mais 18 km pela Estrada Entre Serras e Águas que interliga Joanópolis à Fernão Dias.

Saindo de São José dos Campos: Siga pela Via Dutra (BR-116) em direção a S. Paulo e, logo após Jacareí, pegue a Rodovia D. Pedro I (SP-65) até o trevo de Bom Jesus dos Perdões, entrando à direita em direção a Piracaia. Outra opção, mais pitoresca e com direito a belas paisagens pelo caminho, é pegar a SP-50 até Monteiro Lobato (27 km), continuando até S. Francisco Xavier (mais 23 km); a partir daí, prosseguir por estrada de terra sinalizada em direção à Cachoeira dos Pretos (31 km) e a Joanópolis.

Saindo de Campinas: Pegue a Rodovia D. Pedro I (SP-65) até o trevo de Atibaia. A partir dali existem duas opções. A primeira é entrar na Fernão Dias em direção a Belo Horizonte até o km 2, na Saída Nº 2 para Joanópolis, continuando por mais 18 km pela Estrada Entre Serras e Águas (total de 111 km). A outra alternativa é continuar pela D. Pedro I até o trevo de Bom Jesus dos Perdões, entrando à esquerda em direção a Piracaia e Joanópolis.

Saindo de Monte Verde (MG): Saindo do Portal da cidade, prossiga 10 km pela estrada de asfalto e entre à esquerda. (A entrada está sinalizada com uma placa com os dizeres “ Joanópolis 37 km“.)

retiradas do site www.guiadejoanopolis.com.br

Como chegar de ônibus:
Transportes
Horários de ônibus:  informações retiradas do site www.joanopolis.com.br

• Horário Origem
      10:30/18:00 Bragança Paulista
      11:00/15:15/18:30/21:00 Piracaia
      10:15/14:30/18:00/20:15 Atibaia
      09:00/19:00 São Paulo

Sobre as Trilhas:

A Cachoeira dos Pretos, é uma cachoeira bem conhecida a bastante tempo pelo povo paulistano, então existem uma boa infraestrutura no local, com corrimão, ponte entre as pedras e tudo mais, a trilha que vai para o poço superior e um pouco mais escondida e pouca gente frequenta, ela se inicia ao lado direito da cachoeira atravessando um pequeno rio e subindo a encosta beirando a cachoeira.

Distância das principais capitais de acesso:

– São Paulo: 121 Km
– Rio de Janeiro: 463 Km
– Belo Horizonte: 512 km

Quanto Gastamos:

– Alimentações: R$ 15,00 (Pastel + Coca)
– Cachoeira dos Pretos: R$ 5,00
– Gasolina + Pedagio: R$ 46,05 (2 pessoas partindo de Jundiaí)

A trip:

Existem muitas historias ao redor de Joanopolis e da Cachoeira dos Pretos, a primeira é que essa cachoeira teria este nome porque os escravos que fugiam, como pena os senhores jogavam eles la de cima, a segunda é que Joanopolis e conhecida como a Cidade do Lobisomem, de onde vem essa historia ? boa pergunta ! não faço a minima ideia …  mas nosso amigo google deve saber ..

Essa foi uma trip engraçada, porque na verdade estavamos indo para Bueno Brandão/MG, mas eu errei o caminho, então falei:

Eu: Jeh, bora conhecer sua cachoeira ?

Ele: falou minha cachoeira ?

Eu: Sim, a Cachoeira dos Pretos

Ele: Vai se ferrar carioca ..
(OBS: não sou racista, minha mãe e avos são afrodescendentes)

_DSC2268

A felicidade do Jeh

Chegamos em Joanopolis, e logo se vê varias placas, mas se não encontrar pergunte em qualquer posto de gasolina que eles vão conhecer, essa é a atração principal da cidade.

A cachoeira dos Pretos tem uma otima infra estrutura com um local que vende pastel, tem camping, estacionamento e tudo mais …

_DSC2280

Vista da Cachoeira dos Pretos

Logo ao chegar você já tem aquela vista Majestosa da cahoeira Gigante, na verdade a Cachoeira dos Pretos ela é uma das maiores em extensão de queda, mas ela e meio que uma corredeira bem ingrime …

No fina da trilha, do lado direito tem uma laguinho pequeno, atravessando ele e subindo seguindo a cachoeira você vai encontrar um poço maravilhoso pra Banho, e com uma vista linda …

_DSC2262

Vista da trilha para o poço superior

_DSC2269

Vista para baixo do poço superior

_DSC2271

Poço superior

E assim foi mais uma trip relampago …

Fiquem com Deus ….

Tracklog da trip: Cachoeira dos Pretos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *